Kerocuidados Saúde e Bem-estar |
O que é e para que serve a drenagem linfática
O sistema linfático é composto por uma rede de vasos, que leva para a corrente sanguínea o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos (linfa). O processo de chegada dos fluidos aos tecidos é mais intenso que o da saída. Assim, há excesso de líquido no espaço intersticial (entre as células), que é então, reabsorvido pelos capilares linfáticos.
Um sistema linfático ativo e saudável usa os movimentos naturais do tecido muscular liso para fazer isso.
No entanto, cirurgia, condições médicas ou outros danos podem causar o acúmulo de fluidos no sistema linfático e nos nódulos linfáticos, uma condição conhecida como linfedema .
Os procedimentos que afetam ou removem os nódulos linfáticos podem causar linfedema como efeito colateral, na área próxima a um local cirúrgico.
Por exemplo, se por circunstâncias de saúde, removeu os gânglios linfáticos como parte de uma cirurgia de câncer na mama esquerda, apenas o braço esquerdo, não o direito, pode ser afetado com linfedema.
Esta técnica é essencial no tratamento de:
Retenção de líquidos - celulite - edemas - varizes - edemas - fleboedemas - pernas inchadas e pesadas - combate a gorduras localizadas - preparação e recuperação pós-cirúrgica - doentes debilitados com o sistema imunitário e veno-linfático afectado.
Ao realizar uma massagem de Drenagem Linfática, estamos a promover um bom funcionamento do sistema linfático do corpo.
Seixal |
Amora |